Novo sistema de floculação e decantação da ETA II entra em operação

O sistema de floculação e decantação da Estação de Tratamento de Água (ETA II) entrou em operação na manhã de hoje (14/11). A ação faz parte do cronograma das obras de modernização, as quais a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) vem acompanhando rigorosamente. É importante salientar que é um sistema novo e o seu funcionamento está em fase de teste, sendo realizado todo o monitoramento da operação e, também, análises dos parâmetros da água bruta e água decantada, além de manter as análises obrigatórias de potabilidade.

Desde semana passada, após a visita de fiscalização da FUNASA, o Samae passou a trabalhar no acionamento do flocodecantador e no dia de hoje demos mais um importante passo, o qual permite termos a partir de agora à disposição este novo sistema. As demais etapas da obra irão continuar, conforme disponibilidade dos recursos federais. Cabe salientar que o Samae vem cumprindo o cronograma de obras da ETA II junto ao órgão concedente.

Entenda o Novo Sistema de Flocodecantador:

O funcionamento dos módulos de floculação e decantação permite reduzir a turbidez da água bruta captada do Rio do Testo, alterada, principalmente, em dias de chuva. Os atuais quatro filtros ascendentes irão desempenhar apenas o papel de filtração.

Em condições normais, a turbidez da água bruta se mantém abaixo de 10 NTU. O novo sistema permite manter estes parâmetros mesmo em dias chuvosos, onde a turbidez da água bruta captada do Rio do Testo pode ultrapassar 1000NTU.

Novos Filtros

Em dias de alto consumo, principalmente no verão, a demanda atual é superior à produção de água tratada na área atendida pela ETA II.

O Samae visando solucionar esta situação, com apoio da Câmara de Vereadores por meio de recursos disponibilizados, está licitando a construção de dois novos filtros na ETA II. O edital foi publicado no início do mês de novembro. A obra tem previsão de término de 90 dias a partir da assinatura do contrato. A partir daí a capacidade de produção de água será ampliada em 50%, dos atuais 50L/s para 75L/s.

O Samae agradece a compreensão de toda comunidade.