Samae Pomerode participa do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água

No dia 30 de novembro, o Samae de Pomerode participou do primeiro encontro do Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água – ProEESA. O evento aconteceu na sede da Ammvi, em Blumenau.

O ProEESA é um projeto de cooperação entre os governos alemão e brasileiro, que tem como objetivo melhorar as condições do quadro da eficiência energética no abastecimento de água no Brasil.

Nesse contexto, o Ministério das Cidades e o Ministério Alemão de Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), apoiam a criação de redes de aprendizagem de modo que os prestadores de serviço de saneamento consolidem os seus processos organizacionais no sentido de uma redução acelerada de perdas de água e energia.

O programa será realizado em três etapas, ao longo de um ano, e terá como produto o Plano de Redução de Perdas de Água e Energia. No total, a rede de aprendizagem será formada por 14 prestadores de serviços, regulados pela AGIR, das seguintes cidades: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A participação neste programa permitirá a criação de uma rede de contatos, compartilhando conhecimentos, experiências e resultados. Será de extrema importância para melhoria dos processos operacionais, visando à redução de custos através do controle de perdas de água e energia.