Samae adquire Medidor de Vazão Portátil Ultrassônico

O Samae de Pomerode adquiriu um Medidor de Vazão Portátil Ultrassônico, através de processo licitatório realizado no final do ano passado. O custo total do equipamento foi de R$ 27.760,00 e foi entregue na quinta-feira passada (21/02). Será realizado, no dia 07/03, um treinamento com técnicos da empresa fornecedora para os servidores do Samae que irão operar o equipamento.

A aquisição do Medidor de Vazão faz parte de uma série de ações que visam implementar um maior controle de perdas de água no sistema de abastecimento. No ano passado, já foi iniciado o trabalho de busca e controle de vazamentos, resultado disso são os números expressivos na redução das perdas de água na região abastecida pela ETA III no Vale do Selke Grande.

A utilização do Medidor de Vazão Portátil vai permitir a implantação da setorização do sistema de abastecimento de água, tendo um diagnóstico mais preciso da demanda das diversas localidades, bem como detectar com mais facilidade as regiões afetadas com desabastecimento oriundo de vazamentos não visíveis.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica do Samae, coordenada pelo setor de Engenharia. Os ganhos com a redução de perdas de água podem ter impactos significativos em termos de custos e investimentos e, consequentemente, na quantidade de água ofertada para a população. Além do mais, permite o uso racional da água, evitando o desperdício, o que para nós, e acredito que para todos, é um grande compromisso com as futuras gerações”, ressalta o Engº Edson Piske.