Reciclagem de Lixo

Política dos 3R's

O grande aumento da produção de lixo é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A produção de lixo é inevitável durante as atividades humanas, porém pode haver a sua diminuição, esse fato pode ser obtido através da implantação da política dos 3R’s.

A política dos 3R’s é um conjunto de ações sugeridas durante a Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, e o 5° Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento, realizado em 1993. Os 3R’s consistem nos atos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo produzido.

Reduzir – esse é o ato mais importante, a quantidade de lixo gerado deve ser minimizada ao máximo. A redução é obtida através da aquisição de produtos mais resistentes que apresentem maior durabilidade, evitando ao máximo os produtos descartáveis. Algumas ações que contribuem para a redução da produção de lixo são: optar por guardanapos de pano em vez de papel, evitar usar sacolas de plástico, não desperdiçar alimentos, entre tantos outros. Fazer o necessário para reduzir a produção de novos produtos, contribuindo com os recursos naturais.

Reutilizar – consiste no ato de, quando possível, utilizar várias vezes um determinado produto. Devemos priorizar as embalagens retornáveis e não as descartáveis. Com criatividade, novas funções podem ser dadas a objetos que iriam para o lixo, é o caso de latas, que podem ser transformadas em porta-lápis. Revistas, jornais, livros, entre outros materiais de leitura, dever ser doados em escolas e creches. Deve-se pensar nas possíveis utilizações de cada objeto antes de descartá-los.

Reciclar – essa é a última etapa da política dos 3R’s, não sendo possível a reutilização de um objeto, a reciclagem é a melhor providência a ser tomada. Consiste na transformação dos resíduos em novos produtos ou matérias-primas. A coleta seletiva proporcionará a separação de produtos passíveis de reciclagem. Materiais como o alumínio, papel, plástico, vidro, entre outros, devem ser reciclados, contribuindo com os recursos naturais, pois a sua reciclagem evitará que novas matérias-primas sejam extraídas da natureza para a produção de determinados produtos.

Reciclagem

A reciclagem é um processo através do qual materiais que se tornariam lixo são desviados para serem utilizados como matéria prima na manufatura de bens feitos anteriormente com matéria-prima virgem.

Benefícios

  • Preservação dos recursos naturais;
  • Diminuição da quantidade de  resíduos/redução do acúmulo de lixo;
  • Diminuição da poluição das águas e do solo; poluição visual; e
  • Geração de emprego e renda.

Tempo de Decomposição de Alguns Materias

A tabela abaixo mostra o quanto é preservado de recursos naturais quando se reciclam os materiais relacionados:

 

MATERIAL RECICLADO

PRESERVAÇÃO

DECOMPOSIÇÃO

1000 kg de papel

o corte de até 20 árvores e uso de até 50  vezes menos água

1 a 3 meses

1000 kg de plástico

extração de milhares de litros de petróleo e economia de 50% de energia

200 a 450 anos

1000 kg de metal

extração de 5000 kg de minério

100 a 500 anos

1000 kg de vidro

extração de 1300 kg de areia

4000 anos

 

As Cores da Coleta Seletiva