Estações de Tratamento de Água

Hoje, o SAMAE possui 9136 ligações, distribuídas em cerca de 240 km de linha de distribuição de água tratada. Para atender esta demanda, é necessário que as 03 estações de tratamento produzam cerca de 100 L/sproduzindo um total de, aproximadamente, 8 milhões de litros por dia.

ETA I

Localização:

Rua Heinrich Passold, 432 – Centro

Manancial de captação:

Ribeirão do Salto e Ribeirão Claras

Produção:

45 L/s

Abrangência:

Centro (com os seguintes limites: Rua Hermann Weege até a Marmoraria Pomerode, Rua Luiz Abry até a ponte do Posto Ramthun, Av. 21 de Janeiro até a loja Casa e Cia), Pomerode Fundos, Ribeirão Clara, Ribeirão Herdt, Ribeirão Souto, Testo Central, Testo Central Alto, Ribeirão Luebke e Vale do Selke Pequeno (Rua Alfredo Harmel, Rua Vale do Selke Pequeno, Rua Alwin Gueths e Rua Ida Hackbarth).

Tratamento

O tratamento é do tipo convencional, ou seja: coagulação, floculação, decantação, filtração (lenta), desinfecção e fluoretação.

 

ETA II

Localização:

Rua Progresso, 1400 – Testo Alto

Manancial de captação:

Rio do Testo

Produção:

50 L/s

Abrangência:

Centro (com os seguintes limites: Rua Hermann Weege até a Marmoraria Pomerode, Rua Luiz Abry até a ponte do Posto Ramthun, Av. 21 de Janeiro até a loja Casa e Cia), Ribeirão Areia, Wunderwald, Testo Alto, Testo Rega e Rega.

Tratamento

O tratamento é do tipo filtração russa, ou seja, filtração rápida, seguida de desinfecção e fluoretação.

 

ETA III

Localização:

Rua Vale do Selke Grande, 5527

Manancial de captação:

Água subterrânea

Produção:

2,3 L/s

Abrangência:

Vale do Selke Grande e uma parcela do Vale do Selke Pequeno

Tratamento

Por se tratar de um manancial subterrâneo, água de excelente qualidade, o tratamento é feito apenas por desinfecção, seguido da etapa de e fluoretação.