Flocodecantador apresenta bons resultados em sua primeira semana de operação

O sistema do flocodecantador, que faz parte do projeto de ampliação e modernização da ETA II para os próximos 20 anos, teve seu primeiro grande teste neste fim de semana.

Os primeiros resultados apresentaram boa eficiência na remoção do material em suspensão da água captada do Rio do Testo.

Com a chuva intensa no início na manhã de sábado (18/11), a turbidez da água captada atingiu 367 NTU. Nesta condição e somente com o sistema de filtração, a operação da ETA II seria paralisada até a normalização.

No entanto, o novo sistema composto pelas etapas de floculação e decantação cumpriu o seu papel, reduzindo a turbidez para uma média de 2,40 NTU e permitindo o funcionamento normal da ETA II, de forma a suprir a demanda de abastecimento da cidade.

Nos demais dias de operação, com o índice de turbidez da água bruta em torno de 10 NTU, a água decantada ficou abaixo de 2 NTU e após a filtração, abaixo de 0,30 NTU. Com isso, o tempo de operação dos filtros também melhorou. A lavagem dos filtros, geralmente realizada a cada 24 horas, pode ser feita em intervalos maiores.

Os testes e as obras continuam, tendo em vista que os recursos referentes a mais uma etapa deverá ser quitada em breve pelo órgão concedente. Dentre os equipamentos que ainda serão instalados, está um gerador para garantir a operação da ETA II mesmo quando ocorrer interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Nesta quarta-feira (22/11), ocorrerá a licitação para construção de dois novos filtros, para ampliação da produção de água em 50%, passando de 50 litros/segundo para 75 litros/segundo.

O Samae vem cumprindo todas as etapas do trabalho de ampliação da ETA II e vamos avançando, para garantir que Pomerode tenha à disposição um serviço de alta qualidade.